Dois Retratos

 

dmanuel04_350.jpg

 

Na figura, postal ilustrado do Rei D. Manuel II, O Patriota (ou O Desventurado, entre outros títulos), último rei de Portugal, deposto pelo golpe de estado republicano de 5 de Outubro de 1910. Tinha então 20 anos. Chegou a conceder uma amnistia geral que devolveu liberdades plenas aos implicados no assassinato, a 1 de Fevereiro de 1908, do pai, D. Carlos I, e do irmão, D. Luís Filipe.

O selo, que também representa o rei, com sobrecarga a vermelho do título do novo regime, circulou até 1913.

À vista estão três pancadas de carimbo: uma sobre o rosto do rei, outra sobre a coroa do escudo nacional, e outra sobre o selo reclassificado.

Entre os heróis panfletistas da república, mais tarde fundador da revista Seara Nova, a sempre louvada, esteve Luís da Câmara Reis, ou Câmara Reys. Um débil artigo da Wikipédia, que aparenta ter sido escrito em 1910, dá-o como “corajoso e persistente lutador pela causa democrática”.

Câmara Reys publicou e assinou Vida Política, uma série de fascículos políticos, de que temos uma pequena colecção. Guardamos aqui um recorte do nº 5, de 1911, com um breve aparte dedicado ao rei D. Manuel:

Por quem se batiam esses homens? Que figura ilustre simbolizava, para eles, a velha monarquia das tradições aventurosas?
Não vale a pena traçar minuciosamente, aqui, o perfil do pobre D. Manuel, beato e medroso rei cercado por uma camarilha duvidosa de jesuítas e fidalgos imbecis ou interesseiros, ansiando nas horas de perigo pela intervenção das potências, criado entre ladainhas e padre-nossos, fanhoso e maricas como um petiz sempre agarrado às saias da mamã, espécie de choramingas apaparicado e pateta que, à força de acanhamento intelectual e de toleima, fez esquecer o seu infortúnio apavorador de rei aclamado entre os gritos e as lágrimas de uma sangrenta tragédia familiar.

postal via site filatélico Inteiros Postais de Portugal
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s