Saudades do que me não foi nada

 

 

[…]

Saudades! Tenho-as até do que me não foi nada, por uma angústia de fuga do tempo e uma doença do mistério da vida. Caras que via habitualmente nas minhas ruas habituais – se deixo de vê-las entristeço; e não me foram nada, a não ser o símbolo de toda a vida.

O velho sem interesse das polainas sujas que cruzava frequentemente comigo às nove e meia da manhã? O cauteleiro coxo que me maçava inutilmente? O velhote redondo e corado do charuto à porta da tabacaria? O dono pálido da Tabacaria? O que é feito de todos eles, que, porque os vi e os tornei a ver, foram parte da minha vida? Amanhã também eu me sumirei da Rua da Prata, da Rua dos Douradores, da Rua dos Fanqueiros. Amanhã também eu – a alma que sente e pensa, o universo que sou para mim – sim, amanhã eu também serei o que deixou de passar nestas ruas, o que outros vagamente evocarão com um “o que será dele?”. E tudo quanto faço, tudo quanto sinto, tudo quanto vivo, não será mais que um transeunte a menos na quotidianidade de ruas de uma cidade qualquer.

 

——————————-

 

ilustração: pormenores em maior definição do nosso postal “Lisboa, Rossio” da entrada anterior.

texto: fragmento do fragmento «Entrei no Barbeiro…», do Livro do Desassossego.

 

One thought on “Saudades do que me não foi nada

  1. EU CONTO JÁ os passos que vou dando
    e vejo bem as terras que devasso.
    Sei o que perco por dar um só passo;
    desejo sempre parar e sempre ando.
    O corpo trago, em que por força mando,
    lento, e com sua carga me embaraço,
    e, em pouca terra, tamanha dor passo,
    que é, quando ando, andar-me recup’rando.
    Que farei eu, pois que parti, coitado?
    Mal voltará quem tanto mal tem feito;
    e assim agora é mal tudo o que faço.
    Ando comigo em tudo atormentado,
    que em mim de nada fico satisfeito,
    se não de ver que não me satisfaço.

    de Juan Boscán
    Antologia da Poesia Espanhola do Siglo de Oro, tradução de José Bento

Deixe uma Resposta

