A Cruzada da Caridade

 

 

Passou o Natal, todo dedicado pela comunicação social popular à grande Cruzada da Caridade (posta de parte toda a análise das tiradas acácias do autocrata que quer ser reeleito).

O Banco Alimentar é que está a dar.

Os simpáticos escuteiros da mercearia de emergência estenderam por todo o lado os seus saquinhos, para recolherem os uísques e aguardentes de estágio prolongado, os conhaques, os presuntos, as trufas, os caviares. A alegria por esta jornada compensatória de uma distribuição da riqueza digna de uma democracia foi quase comovente, e contagiou até muitos dos despromovidos sociais mais recentes. O pobre preferirá sempre o impacto do sentimento ao abstracto do rendimento.

Dar é bom (não é?).

O assalto pelas «agências de comunicação» aos conteúdos informativos, por meio de antigos jornalistas tornados vendedores, continua sem ser notícia. A venda de espaço informativo imita a venda do espaço de exposição no mercado: na têvê, uma «especialista» da Corporação Dermo-histérica tem vinte minutos para desbobinar conselhos ao nível do senso-comum mais elementar «para nos ajudar a eliminar os excessos deste Natal». Digerir e defecar não basta. Dar também não. A mulher disse o nome da empresa sempre que pôde, o que na forma publicitária normal seria cobrado ao segundo, e naquela forma ofende um preceito jornalístico básico e até há pouco universalmente respeitado.

É um tempo de balanços. As referências ao avanço civilizacional acabaram sempre com as mesmas duas palavras: feicebuque, tuíter. Um antigo ministro feito conversador televisivo definiu as novas tecnologias com uma lista de produtos de uma só marca: ipod, ipad, iphone. As cabeças já nem sabem o que emitem. Entretanto, os pássaros caem dos céus aos magotes, provavelmente atingidos por vagas de 140 caracteres.

 

[o resto do artigo foi oferecido à caridade]

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s